Record X Globo
Quando eu cheguei aqui e me deparei com a reportagem do Wallace Souza no Fantástico achei que foi a melhor coisa que me aconteceu em Manaus e que NADA bateria isso. Considerando-se que eu passei meus dias fazendo besteira no Porão do Alemão, a probabilidade era quase nula mesmo. Então começa a tão esperada briga Globo X Record. Depois de levar umas três porradas da Record no ibope (A fazenda pride), a Globo decidiu fazer um flashback nos anos 90 e bater na record usando o óbvio: a Igreja Universal usa o dinheiro dos fiéis em atividades não muito filantrópicas. O nome disso pra mim é NOTÍCIA VELHA. Levante a mão quem não sabia que a Record foi construída através do dízimo? Quem nunca viu as clássicas fotos do Edir Macedo com bispos em lanchas caríssimas? Quem realmente acreditava até a semana retrasada que a Igreja Universal fazia uso bom e cristão do dinheiro dos fiéis?
Semana que vem o Jornal Nacional lança uns vídeos do bispo chutando Nossa Senhora e daí eu me levando e visto meu uniforme do Colégio Militar pra ir pra escola às cinco da manhã.
O melhor de tudo é a Record usando as mesmas falas e imagens do documentário Para Além do Cidadão Kane, numa tentativa de rebater as denúncias. Amanhã eu vou assistir o Jornal da Record e meu cérebro vai entrar em pane e eu vou acreditar que estou na aula do Tom Zé. Ou seja, NOTÍCIA VELHA. De novo. Ok que nem todos os mortais já tiveram a oportunidade de assistir o melhor documentário ever sobre uma rede de televisão (Channel 4, I love you), então eu vou dar o crédito pra Record.
Botando ordem na coisa:
- Globo manipula a sociedade brasileira desde a ditadura militar com o monopólio da televisão. Ohhhh, que chocante!
- Record usa dinheiro do dízimo para fins não-religiosos. Meu Deus, que bombaaa!!!
- Globo e Record poderiam muito parar de usar notícia velha e começar a investir em algo mais proveitoso do que briga de fundo de quintal pra tentar espantar a concorrência. Algo tipo qualidade de informação (absurdinho ne?). Exemplo: crise no senado; crise mundial; mais Wallaces Souzas...
- E o Fantástico podia parar com a palhaçada de tentar arrumar um namorado pra uma moça por meia-hora em rede nacional sem sequer pagar os direitos autorais pro The Bachelorette. (CANSEI, eu juro, CANSEI)