Wednesday, September 09, 2009

Aulas do Tom Zé

A falta de posts engracadinhos decorre da falta de tempo já que, além da monografia e dos estudos pra pós-graduação, o Tom Zé a.k.a diretora da Vogue versão Ufam, passa dois textos por semana. Então, ao invés de posts engraçadinhos, curtos e ácidos sobre algo bem fútil, vocês ficam com textos opinativos como este:

A gripe suína e a incoerência do Estado

Nos últimos meses, a gripe suína passou a fazer parte da rotina de preocupações dos Amazonenses. No entanto, a incoerência das políticas públicas e do posicionamento das autoridades do nosso estado em relação a doença deixam a população perdida, sem saber qual a gravidade real da epidemia e sem um direcionamento definitivo do que fazer em relação a medidas de contenção da doença. As medidas adotadas nas escolas e igrejas, por exemplo, entram em contraste com a total inexistência de medidas preventivas do governo em relação a grandes festas que aglomeram multidões, como o Manaus Folia e o Samba Manaus.

No último fim-de-semana, mais de 100 mil pessoas compareceram ao sambódromo para o Manaus Folia. Não houve qualquer recomendação oficial da Secretaria de Saúde em relação a prevenção na ocasião da micareta. Pelo contrário, enquanto o Governo Federal recomenda evitar multidões, a festa, organizada pela empresa M1 eventos, ligada ao Grupo Calderaro de comunicação, recebeu meio milhão de reais de apoio do governo do Estado.

Enquanto isto, milhares de estudantes da rede pública e privada estão sendo prejudicados em prol da prevenção contra o vírus H1V1. O risco maior de transmissão a partir de dezembro vai antecipar o final do ano letivo em todas as escolas, sob recomendação do Comitê de Controle de Emergência em Saúde Pública. Os estudantes devem fazer reposição das aulas nos sábados ou acrescentar mais horários durante a semana. Nas igrejas, medidas como proibição do abraço da “paz de Cristo” e da água benta na entrada já foram adotadas. Estes sacrifícios e recomendações, ao contrário do que ocorre em relação às grandes festas da cidade, são vistos como essenciais para a contenção da doença.

A verdada é que o Brasil é hoje o país com maior número absoluto de mortes causadas pelo vírus H1N1 no mundo, e o amazonas conta com 52 casos confirmados. Diante de uma pandemia – como a gripe foi classificada pela Organização Mundial de Saúde - , o mínimo que o cidadão pode exigir é que suas autoridades ajam com coerência e coloquem a saúde pública acima de qualquer interesse individual.




Né!

3 Ixi! Comenta aí, vai?

At 11:41 PM, Anonymous Doutor Estranho escarrou...

... e quem utiliza o sistema de transporte público local diariamente que tem gente até o tucupi nos horários de pico? Que que faz?

 
At 2:40 PM, Blogger Unknown escarrou...

O vírus é H1N1, não?

O Tom Zé não deve ter deixado passar...

 
At 1:40 PM, Blogger Ezra Santos escarrou...

A gripe suína é um mito

 

Post a Comment

<< Home