Sunday, June 29, 2008

Clichês Parte I

Dois posts rápidos acerca dos clichês que me cercaram neste fim-de-semana.

Clichê número 1: Reportagens do boi-bumbá

Não existe NENHUM jornal/telejornal que não utilize uma (ou todas) das seguintes palavras no seu lead neste último fim-de-semana de junho: emoção, magia, galera, vibrar e derivador, encantar e derivados, espetáculo, ao som do batuque, fascínio, coração da floresta.
Vamos a um exercício. Juntarei as palavras aleatoriamente e vocês verão que NENHUM jornal fugiu muito desse texto, que pode ser muito bem montado por um programa de computador.

Texto 1: Emoção e magia tomaram conta da segunda noite no festival folclórico de Parintins. No coração da floresta, as galeras de garantido e caprichoso vibraram ao som do batuque de seus bois.

Texto 2 (em caso de chuva): Muita emoção e magia na segunda noite do festival folclorido de Parintins. Mesmo com a intensa chuva, a galera vermelho e branca não perdeu a vibração e manteve-se animada ao som da batucada. O espetáculo encantou os turistas que vieram ao coração da floresta assistir a festa dos bois.

Texto 3 (Bônus rede amazônica style*) – Emoção e magia tomaram conta da segunda noite do festival folclórico de parintins. Fulano de tal viajou trinta e duas horas de barco para chegar ao festival a tempo.
Passagem inútil: Garantido desde que nasceu, ele chegou ao bumbodromo às oito da manhã e nem a forte chuva fez diminuir sua animação.
Fala do fulano de tal: A chuva ta forte, mas vale a pena. O espetáculo é maravilhoso. Texto final: Como Fulano de Tal, milhares de pessoas viajam ao coração da floresta para acompanhar o maior espetáculo folclórico do mundo (sabe deus donde saiu essa informação)

*CERTEZA que eles tem um “fazedor de textos eletrônico”. O script é sempre: Lead tosco/ personagem escrotíssimo e desinteressante pra tentar rolar uma identificação com o telespectador/ panorâmica 1/ passagem de uma repórter que não acrescenta nada/ volta pro personagem escroto/ panorâmica final com informação vaga e suspeita. Observem.

2 Ixi! Comenta aí, vai?

At 1:33 PM, Blogger Jack escarrou...

escrotíssimo e desinteressante [2]

 
At 9:51 AM, Blogger Doutor Estranho escarrou...

O texto coeso, de fácil assimilação e substantivado. Ou seja: POBRE! ¬¬

 

Post a Comment

<< Home