Quanto vale o seu sonho?
Escrevo esse post com muito pesar e medo também. Isto porque, entre 10 pessoas que eu conheço, 9 poderão ficar ofendidas e não é essa minha intenção. Além do mais, eu não conheço a vida e as necessidades de cada pessoa, então não quero generalizar, mas esse post está me pedindo para existir há dias e agora o tal concurso já passou. Acho que já deu para entender que eu estou falando do concurso do Ministério Público, né? Politicamente falando, eu acho um absurdo o teto salarial deste concurso. Três mil reais para nível médio é algo impraticável para a realidade brasileira. Vou ser mais clara: três mil reais para ensino médio gera uma realidade onde doutores, professores universitários ou médicos formados muitas vezes recebem menos do que pessoas que só grampeiam papel. Mas eu não acho que ninguém que se inscreveu nisso pensou no âmbito geral da coisa. E nem é dele que eu vou tratar neste post.
Na realidade, o que mais me assustou foi saber o quanto vale o sonho de uma pessoa. Eu sei que existem estudantes de direito que querem seguir carreira no MPE e um estágio bem remunerado lá seria algo ótimo, portanto excluamos estes do caso que eu trato neste post(Obrigado nath, pelo toque acerca disso).
Agora milhares de pessoas que estão na Universidade fazendo jornalismo, direito ou economia, por exemplo, estão dispostas a não trabalhar na área pelo dinheiro. E, infelizmente, a maioria dessas pessoas não estão grávidas de trigêmeos e precisam sustentar uma família. São pessoas comuns, de classe média (baixa ou alta), que moram com os pais, mas querem independência financeira. Então, seguindo um raciocínio lógico, já elas não vão pagar contas de água e luz, elas vão ter três mil reais para não receber mais mesada. Cinco mil para comprar roupas, fazer viagens, comprar livros, sapatos, comprar um carro, alisar o cabelo. Enfim, as mais diversas atividades que configurariam uma "independência financeira". Algumas ainda me disseram que é apenas até a formatura, após a qual elas voltariam para a profissão escolhida. A essas eu peço desculpas, mas tenho que dizer que acho isso balela: você passa um ano (ou mais) acostumado com um padrão de vida de 3 mil mensais para gastar na vida boa, com a garantia de que nunca vai ser demitido e vai me dizer que, ao se formar, irá aceitar um emprego de mil e quinhentos reais no Diário do Amazonas, se fudendo todo dia. Ah, eu estou sendo generosa, pois se você não fez nenhuma atividade durante a faculdade por estar grampeando papel no MPE, é lógico que eles não vão te dar mil e quinhentos reais de salário inicial.
Pode ser que eu esteja enganada, e eu espero muito que isso aconteça e que daqui a uns dois anos pipoquem microempresas ou pessoas com pós-graduação (que conseguiram pagar graças ao MPE) e as pessoas que passarem não vejam o serviço público somente como algo altamente estável e rentável, a ponto de largarem seus sonhos por ele. Que estas pessoas percebam que, se era para nível médio, talvez o país estivesse dando uma chance para quem NÃO faz faculdade.
Hoje, eu apenas consigo ver uma coisa claramente: o preço do sonho de um universitário é baixo demais. Um sonho de ser jornalista, médico, advogado ou economista pode facilmente comprado por cinco mil reais mensais.
Como a prova já acabou, boa sorte para quem passou. Que vocês consigam me provar que eu estou errada.
P.S: Ah, já sei que vão me dizer que pra mim é fácil. Sou filha do Mourão, já tem futuro garantido e essa merda toda. Mas eu não trabalho com meu pai e nem pretendo. E também não ganho nem 300 reais de mesadinha. Ou seja, usar de um argumento imbecil como este para justificar que você PRECISA de cinco mil todo mês é como dizer: ah, ela tem o rostinho bonito, não precisa ser competente.
24 Ixi! Comenta aÃ, vai?
se eu passar, troco a minha vaga por uma vaga no curso de ciencias socias da UFAM.
alguem quer?
Odeio emprego público.
Nem que fosse 10 mil reais por mês, eu nem tivesse que fazer concurso, e eu estivesse totalmente endividado, como estou.
e o pior é que o pessoal que porventura precisasse dessa grana nunca vai passar. tsc, tsc.
meu sonho ainda nao sei quanto vale mas já meu corpo atualmente tah 100 reais (150 para uma completa) ali no BCN.
Ngm me tira da cabeça arquitetura, urbanismo e design gráfico... não espero passar justamente por isso, mas caso passe eu provaria que vc esta (quase)errada, até pq concordo com vc!
Eu não quero fazer concurso porque quero provar que sou competente na minha área e ganhar uma grana nela. Não reprovo quem fez o concurso. Só acho que ele, assim como todos os outros, não era para mim.
Se estivessem oferecendo vagas para trabalhar numa empresa como aspirante a roteirista e escritor, aí seriam outros quinhentos...
Leseira-bare,
Hoje pela manha tomando meu cafe. Me informaram.
- Vai ter um concurso que o salario é de tres mil reias para ensino medio. Bem que vc poderia fazer.
Putz. Minha fome matinal passou na hora...
Aff...
Poha. E o investimento que faço durante os 3 anos da facul. Vao pra onde? Ta..Em tantos anos eu teria todo o investimento de volta. Eu ja tive a oportunidade de estagiar em uma assessoria de imprensa do estado e putz...Nao pelos profissionais que dividiam o espaço da assessoria. Mas pelo sistema publico que é controverso. Falam falam e falam e poha nehuma acontece.
Agora acho esse salario um absurdo. O que um pessoa de ensimo medio fez para ganhar 3 mil reias?
Grampear papel vale tudo isso?
JA sei! Um curos no GRUPO SUCESSO!
Ah, vou parar de escrever se nao vou mandar esse pessoa ae do ministerios tomar...
Uau!
Oi, conheci o blog agora e gostei muito. Apesar de não ser de minha conta vc disse que poderiam dizer que - Ah, ela é filha do Mourão!(sic)
gostaria de saber se é o mourão dono do Maskate. SE FOR, grande merda.
E ainda disse, - Ah, rostinho bonito..(sic)
Vem ká, vc endoidou?
Se vc for a morena da foto ===>
(...)hoje eu, como boa ex-patricinha, fui tirar minha carteirinha do Sinetram. Minha mugshot ficou um espetáculo.
PQP,
filha do Mourão do maskate, e com essa cara, tás mal, hein?
desculpe a minha honestidade, sem rancor.,
bj e apesar dos pesares, seu blog é mediano.,
bj
Assino embaixod a sua colocação. É óbvio que não se pode generalizar, e conheço muita gente que prestou esse concurso pra ajudar a pagar as contas da família, até os próprios estudos. Eu mesma, querendo fazer pós, não consigo conceber largar meu emprego ou trabalhar meio período pra estudar de manhã, afinal, se não eu, quem vai pagar minhas contas? Assim como eu há muitos. Mas há também esses que simplesmente ocupam espaço em empresas, faculdades, cargos públicos, na maior cara de pau. Fazer o que? São os filhos dos donos do dinheiro. Contra eles nada podemos fazer.
This comment has been removed by the author.
Nossa, levei um esporro de um cara que me chamou de feia e boba. E disse que, com meu background, eu to MUITO mal na vida.
Mas ele também disse que gostou muito do blog mas, sem rancor (?), ele é mediano.
dez reais como é algum ex psicopata...sem rancor, claro.
Pode ser algum funcionário público padrão. Auto-ironia é algo incompreensível para a maioria deles.
olha a rach superstar já tem até haters :D
quanto ao zé curica aew, rapaz, pare de ler blog no seu trabalho na SECOSPAM (secretaria municipal de corrente de spam) e vá ler as apresentações de photoshop que mandaram pro seu email, já devem ter muitas mostrando como a coca-cola é composta de agua sanitária modalva.
ela é feia e boba mas é minha amiga, então eu te desafio pra um duelo mortal na praça de são sebatião onde te matarei enchendo a fonte de coca cola e te jogando lá dentro. depois penduro sua cabeça carcomida pelo ácido no ponteiro da igreja.
:D
ii...
bem... apesar de não ser da minha conta tbm, vc tem um perfil no orkut, entao posso tomar a liberdade de
dar aquela analisada rapida, vejamos:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11605403280476098436
"quem sou eu:
Um cara bacana, é o que diz quem me conhece.
Quando voce me conhecer melhor vai concordar."
ahãm...
Quanto a tua foto: adorei... ela é tão boa que se você escreve no campo de busca de usuario a palavra "EMO", 15 de 20 usuarios vão tá fazendo essa pose...
desculpe a minha honestidade, sem rancor.,
e apesar dos pesares, seu perfil é mediano... auuhahua....brincadeira...
ele é tosco mesmo... se mata vai =D
i'll get you, my pretty, and your little dog too...
fala bill
ã? Oo
Parabéns pelo post...Finalmente encontrei alguém que concorde comigo... eu não estou gastando 4 anos e meio da minha vida quase ficando doida pra me formar em engenharia pra trabalhar num emprego publico so por causa da estabilidade... espero q um dia essas pessoas acordem... e vejam q estao disperdiçando potencial...e como vc disse trocando seus sonhos por uma merreca...
parabens pelo post
Macacos me mordam
a rachel deve estar certa...funcionario publico...funcionario publico...
só pode...só pode...
meus pais pais me deram um carro, pagam minha gasolina, sustentam o meu filho e a mãe dele,pagam tudo meu e ainda me dão mesada ,só me resta comprar um som grande e ir pro posto.
Agora imagina o meu amigo que não tem carro, estuda em universidade particular, tem que pagar agua e luz mais as despesas da mulher e do filho ,que é doente e precisa de médico, sendo que ele não tem plano de saúde. A mais ele tem um estágio onde ele ganha 600 reais e ainda tem a mãe que tem uma mega aposentadoria.
esse emprego não é pra ti nem pra mim é pra quem realmente ta paertado e precisa de grana pra poder continuar estudando, Assim como as vagas do ensino público.
Também acho ridículo a pessoa desistir do sonho pra ter uma vida medíocre, num emprego medíocre, ganhando um salário (não tão) medíocre. Mas talvez, alguém que faça isso nunca sonhou na verdade, só teve um devaneio(igual eu quando fiz economia) e achou que tava sonhando, em resumo um pseudo-sonho. Parabéns pra você que passou, você conseguiu uma pseudo-felicidade, tudo de bom na sua pseudo-vida.
Alguém já fez a seguinte analogia: se você espremer o diário do amazonas você teria sangue,uma vez que o mesmo sempre apresenta carnificina. Outro disse que se você fizesse a mesma coisa, mas com o jornal Maskate o resultado seria outro. Surgiria sangue e merda. Mas voltando ao teu tópico... bem escolhas são subjetivas... sempre foram... sempre vão ser, logo não cabe reprovar ninguém pelas decisões tomadas. Vocês pagam de mr. know it all, mas só sabem algumas idiotices pertinentes e reduzidas ao contexto aos quais pertencem. O substantivo pseudo é tão fag quanto Vossa Excelência, Deputado Clô,sem mais.
Post a Comment
<< Home