Tuesday, April 10, 2007

Tom Zé e a Arte de Fazer um Jornal Diário

UPGRADE: Clayton, Marcus e Quentin, eu sei que vocês estão lendo isso. Eu sei que vocês têm alguma opinião e também sei que não estão comentando por preguiça. Bonito, hein?

Estou lendo pela 82237ª vez o livro a Arte de Fazer um Jornal Diário, do Noblat. Em parte porque é quase início de período e o otimismo do autor me anima um pouco. Depois porque estou na dúvida cruel se vou ou não para o Maskate, já que a desculpa "Calma, pai! Preciso pegar experiência antes de ir pra redação de jornal diário" já não está colando mais. Dois anos de assessoria já é experiência o suficiente.
Voltando ao main subject, uma parte do livro deveras legal é sobre o jornalista de achar DEUS. Em busca de uma verdade "de interesse da sociedade", o jornalista se acha no direito de fingir ser outra pessoa, mentir, usar câmeras escondidas, violar sigilo paciente-médico ou advogado-cliente e até mesmo subir o morro sem ser morto. Entendo que o mensalão e a falsidade da Suzane nunca seriam descobertas não fosse esses métodos, mas para denunciar um crime, justifica realizar um ato criminoso? Ou só é invasão de privacidade se for o Parreira ou o rei Roberto Carlos?
Algo me diz que, apesar da enorme propaganda contrária, as aulas do Tom Zé sobre ética e legislação não serão tão chatas assim (ou ainda, eu serei a chata da turma).

PS: Só como um lembrete básico, jornalista ainda não significa espião da CIA.

10 Ixi! Comenta aí, vai?

At 7:09 AM, Blogger Jack escarrou...

bom, até agora, chato no tom zé é só o fato dele falar baixo. com filmes (inclusive tiros em columbine =D), discussões, livros interessantes, tribunais e mesas redondas, acho que ninguem vai dormir.

quanto à polêmica, acho que só quando o assunto é de utilidade pública (casos de corrupção no governo por exemplo) é que o jornalista, assim como qualquer um, tem o direito de inflingir a lei para chegar à verdade, e posteriormente à justiça. assim como qualquer cidadão, a diferença é que o jornalista sabe passar o acontecido melhor. como aquelas jornalistas incríveis que vemos em filmes como jardineiro fiel e diamante de sangue. agora invadir a casa alheia pra descobrir se o diego tá ou não comendo a íris de verdade é babaquice.

e vc ainda vai me emprestar esse livro ;*

 
At 5:40 PM, Anonymous Anonymous escarrou...

o raonny me prometeu esse livro e nunca apareceu com ele. blé.

sobre o tópico. não sei se eu concordo muito com esse negócio de utilidade pública. é muito relativo, né? afinal, tem gente que acha importantíssimo saber se o principe williams comeu ou não a brasileira.
e mesmo nos casos de denúncia séria, sei não. eu tenho a impressão que faz pouca diferença a gente ficar sabendo ou não. tipo, às vezes passa um genocídio na tevê. a gente comenta, acaba o jornal e fica por isso mesmo. se bem que aí já não é mais culpa do jornalista.
blé. me perdi.
;*
mas eu comentei, milagre.

 
At 6:28 PM, Blogger bill vermilion escarrou...

This comment has been removed by the author.

 
At 7:42 PM, Blogger bill vermilion escarrou...

This comment has been removed by the author.

 
At 7:42 PM, Blogger bill vermilion escarrou...

owned pra mim eheehe...
well...tbm inicio todo o periodo achando q vou me dar bem...mas ele sempre acaba como todos os outros(ou seja....eu me fudendo bonito)
e que bom que sua duvida cruel é se vai ou não trabalhar com o seu pai...já que a minha é se eu vou conseguir um dia trabalhar ou não...se vou ter que me prostituir ou não para pagar minhas contas...mas whatever....sobre a sua questão, eu fico com Maquiavel, "os fins justificam os meios", também acho que as vezes é necessario se sujar para combater a sujeira...Não existe mais esse negocio de puritanismo atualmente(acho q nunca existiu...)
Outra, concordo com o marcus nesse lance de utilidade publica, se vamos cometer crimes que seja para denunciar um grande quartel e não para dizer a cor das cuecas do roberto carlos oras..... E não tory, acho muito dificil alguem ser tão idiota(a não ser os telespectadores de malhação...) para colocar no mesmo saco usar escutas para descobrir um mensalão e para saber quem o herdeiro viado ingles comeu....
soh isso =D
ps:ah eh...esse livro q tu comentou...
minha irmã comprou pra mim a muito tempo atras....comecei a ler e antes do meio, descobri q preferia ler alguma historia fictícia à ler a memoria de uma gueixa...blah....

 
At 9:46 PM, Blogger Jack escarrou...

whats with the deleted comments?

 
At 10:54 AM, Blogger Rachel Mourão escarrou...

eu num deletei nada, foi bem o quentin que postou quatro vezes o mesmo comment e deletou depois...

 
At 8:23 AM, Blogger bill vermilion escarrou...

CENSURA! =D

 
At 10:07 AM, Blogger Clayton escarrou...

Rachel,
é sério!!!!

Eu não tava conseguindo postar!!!

E também esperei terminar o livro para comentar sobre. A parte que fala que jornalista não é Deus é ótima, mas adorei quando o Noblat se declarou contra o lead.

Ah...Tory, acho que os fins não justificam os meios em nenhuma situação, nem mesmo quando a informação é de utilidade pública!!!

Abraço

 
At 8:27 PM, Anonymous Anonymous escarrou...

o que eu estava procurando, obrigado

 

Post a Comment

<< Home