Monday, August 17, 2009

Record X Globo

Quando eu cheguei aqui e me deparei com a reportagem do Wallace Souza no Fantástico achei que foi a melhor coisa que me aconteceu em Manaus e que NADA bateria isso. Considerando-se que eu passei meus dias fazendo besteira no Porão do Alemão, a probabilidade era quase nula mesmo. Então começa a tão esperada briga Globo X Record. Depois de levar umas três porradas da Record no ibope (A fazenda pride), a Globo decidiu fazer um flashback nos anos 90 e bater na record usando o óbvio: a Igreja Universal usa o dinheiro dos fiéis em atividades não muito filantrópicas. O nome disso pra mim é NOTÍCIA VELHA. Levante a mão quem não sabia que a Record foi construída através do dízimo? Quem nunca viu as clássicas fotos do Edir Macedo com bispos em lanchas caríssimas? Quem realmente acreditava até a semana retrasada que a Igreja Universal fazia uso bom e cristão do dinheiro dos fiéis?
Semana que vem o Jornal Nacional lança uns vídeos do bispo chutando Nossa Senhora e daí eu me levando e visto meu uniforme do Colégio Militar pra ir pra escola às cinco da manhã.
O melhor de tudo é a Record usando as mesmas falas e imagens do documentário Para Além do Cidadão Kane, numa tentativa de rebater as denúncias. Amanhã eu vou assistir o Jornal da Record e meu cérebro vai entrar em pane e eu vou acreditar que estou na aula do Tom Zé. Ou seja, NOTÍCIA VELHA. De novo. Ok que nem todos os mortais já tiveram a oportunidade de assistir o melhor documentário ever sobre uma rede de televisão (Channel 4, I love you), então eu vou dar o crédito pra Record.

Botando ordem na coisa:

- Globo manipula a sociedade brasileira desde a ditadura militar com o monopólio da televisão. Ohhhh, que chocante!
- Record usa dinheiro do dízimo para fins não-religiosos. Meu Deus, que bombaaa!!!
- Globo e Record poderiam muito parar de usar notícia velha e começar a investir em algo mais proveitoso do que briga de fundo de quintal pra tentar espantar a concorrência. Algo tipo qualidade de informação (absurdinho ne?). Exemplo: crise no senado; crise mundial; mais Wallaces Souzas...
- E o Fantástico podia parar com a palhaçada de tentar arrumar um namorado pra uma moça por meia-hora em rede nacional sem sequer pagar os direitos autorais pro The Bachelorette. (CANSEI, eu juro, CANSEI)

Sunday, August 16, 2009

Manaus me deixa mais inteligente,

Já explico. Manaus me transforma em quase indie. Eu cheguei aqui e minha vida cultural já teve um aumento qualitativo significativo. Tenho tempo pra passar horas no meu quarto lendo um bom livro, ouvir música nova (little joy é minha nova obsessao) e, com fé, conseguir ver alguns filmes bons.
Passei um ano sem ler nenhum livro não-acadêmico,sem ouvir algo que não seja hip-hop/country e os filmes que vi foram twilight e transformers.

Claro que ainda estou viciada em reality shows como Kendra e Party Monsters; mas ver Capitu me deixou feliz por estar no Brasil por alguns momentos.

Tuesday, August 11, 2009

Leseiras avulsas

Eu poderia continuar o post sobre Coisitas que eu adoro na Washington And Lee, mas levando-se em conta que eu já estou em Manaus há duas semanas, achei válido não querer mais escrever sobre isso e ficar chorando a noite toda (até porque amanhã tem aula oito da manhã e legislação até dez da noite, não to podendo me dar ao luxo).
Eu poderia passar horas escrevendo sobre percepções acerca de Manaus depois de um ano, mas aquele velho papo de calor infernal, trânsito estilo India Pride, gente feia (oops, falei), etc etc já é tão chavão que eu to me recusando. Manaus é quente, estamos na linha do Equador, todo mundo já sabe, paremos de reclamar disso 29283 vezes no twitter. fácil.
Então falarei de mim. (oi ego!)

- Cheguei e todo mundo me ofereceu mil opções de locais pra ir. Eu só fui no porão. Só porão. Nada de horas na Saraiva do shopping novo, nada de curtir um ambiente máfia italiana no Chefão, nada de dançar até cair no Cabaret. Só porão, sou old school.

- Sim, eu estou com cabelo grande. Já deu de gente cheirando (eu juro!) e perguntando como isso aconteceu. Cabelos crescem, é natural. Achei que todo mundo sabia desse fato da fisiologia humana. E sim, eu engordei horrores lá, mas emagreci antes de voltar fazendo dieta e corrida. É, dá certo.

- Não, eu ainda não tenho carteira de motorista. Nos EUA eu estava ocupada jogando beer pong, não me condenem. Mas criei vergonha na cara e estou fazendo a legislação. Eu durmo metade da aula e na outra eu fico rindo das piadinhas do professor.

- E não, eu não estou putíssima e estranhando a falta de professores na Ufam. O povo acha que eu voltei dos Estados Unidos e automaticamente iria querer exigir que a Ufam mudasse. Não sou tão idiota, não sinto um contraste gritante, e tenho aulas com o Tom Zé, o que já me basta.

- Sim, eu voltei meio biatch. Convivi com sorority girls, era inevitável. Atoron uma futilidade.

- Sim, eu vou pro tal Monobloco. Sem a mínima idéia do que seja esta banda (?), já preparei meu vestido florido e meu sambinha no pé.